Ocorrências da Sessão (30ª Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 15ª Legislatura)

O Vereador Pedro Gomes Soares - PSD, ocupou a 2° Secretária da mesa diretora.

após moção foi preseguida uma homegem a Professores/as e Médicos/as

Prosseguindo da seguinte sequencia ;

HOMENAGEM AOS MEDICOS

MÉDICOS

 Dr. Joao Alves de Souza, tem 72 anos. É Clinico Geral e especializado em Ultrassonografia. Formado pela Faculdade de Ciências Medicas de Pernambuco, hoje UPE. Foi medico de tráfego do Detran. Reside na região de Nova Andradina a 42 anos, sendo que atua como medico a 43 anos. Casado com Maria Zélia Dantas Alves, tem 3 filhos, Deanny, Deillon e Diogenes, sendo 2 netas, Beatriz e Laura.

 Dra Vera Lucia Martinez Battistetti, tem 73 anos, Médica Anestesiologista pela UnB, Universidade de Brasília. Chegou em Nova Andradina em meados de 1986. Casada com o médico ortopetista, Moacyr Battistetti, falecido em fevereiro de 2022, sendo 45 anos de casamento, teve quatro filhos, Maria Antonietta, Marco Antonio, Mario Augusto (in memorian) e Murilo Alberto.

 Os médicos,

Dr. Luiz Antonio Teodoro, tem 74 anos, é Clinico Geral, Médico Generalista, além de Anestesista e Anestesiologista, não pode estar presente nesta data devido a compromissos já pré-agendados.

Dr. José Papa, tem 81 anos. Clinico Geral e médico de tráfego do Detran em Nova Andradina, também é especializado em Medicina do Trabalho (Clínicas, Médicos e Terapias), também não pode comparecer.

Dr. Edmilson S. Cavalcante, tem 72 anos, esta em viagem fora do Brasil.

Dr. Amaro, esta em viagem onde passará por cirurgia dos olhos no Rio de Janeiro no final deste mês de outubro.

Portanto, ambos não puderam estra presentes nesta homenagem.

 HOMENAGEM AOS PROFESSORES

 Independente da fase escolar ou universitária, os/as professores/as têm papel fundamental durante o processo de ensino e aprendizagem das crianças, adolescentes, jovens e adultos. São eles/elas que estimulam a curiosidade para que os alunos busquem cada vez mais conhecimento.

  REDE ESTADUAL

 *Professora Maria Regina Pereira Manzoli Trindade, natural de Lucélia SP, formada em Ciências Contábeis, Licenciatura Plena em Matemática, Especialista em Contabilidade Gerencial e Especialista em Educação Matemática.

A trajetória na educação iniciou-se em 10/04/1994, quando recém-chegada do Estado de São Paulo foi contratada como professora de Contabilidade Geral no curso Técnico em Contabilidade na Escola Estadual Luiz Soares Andrade. Neste mesmo ano passou a ministrar aulas de Matemática para as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Em 1999 passou a ministrar aulas também na Instituição de Ensino Superior de Nova Andradina – IESNA, como professora na área de Ciências Contábeis, até o ano de 2009. Em 2000 e 2001, atuou como professora da área de Ciências Contábeis na FINAN, retornando em 2018, onde leciona até o presente momento.

Em dezembro de 1999 após a realização do concurso público do Estado para professor, passou a fazer parte do quadro permanente na Rede Estadual de Ensino.

No ano 2000, assumiu como professora de Matemática na Escola Estadual Nair Palácio de Souza, nas turmas do Ensino Médio, até agosto deste ano de 2022, mês em que obteve concessão da aposentadoria, após 28 anos de trabalho na educação. fone 9 9184-8438).

 A professora pedagoga, Maria Aparecida Tagliamento, iniciou a docência no Estado de MS no ano de 1993 em Ivinhema. No ano de 2006 mudou-se definitivamente para Nova Andradina, onde assumiu concurso municipal.  Desde 2010 atua como professora na E. E. Irman Ribeiro de Almeida Silva, destacando-se pelo seu profissionalismo e comprometimento, pessoa segura e afetuosa que faz a diferença na vida dos estudantes. Muito atenta as dificuldades dos estudantes, sempre adequa suas metodologias as necessidades dos mesmos, resultando em excelentes resultados de desempenho em suas turmas. Fone: 9 8149-3163  

SELMA MARIA CARLOS DE ALENCAR, professora, licenciada em MATEMÁTICA, aposentada em cargo de 20 horas e na ativa no 2º cargo de 20 horas desde de 2003. Atualmente está lotada na Escola Estadual Marechal Rondon, trabalhando com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. É uma profissional exemplar, muito dedicada, responsável, competente e querida por toda a comunidade interna e os alunos. Selma Maria: (67)9 9648-9947

  Sandra Regina Mendes Pereira, natural de Santo André, São Paulo, veio para Nova Andradina com os pais, no ano de 1983.

Estudou o Ensino Fundamental II e Ensino Médio na Escola Luiz Soares Andrade, onde atua hoje como Coordenadora Pedagógica.

Formou-se em Letras no interior do Estado de São Paulo.

Começou a lecionar no ano de 1990, na escola Austrílo Capilé Castro, como professora convocada da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Em 1994 foi aprovada em concurso público e atua na Rede Estadual atualmente na Escola Estadual Luiz Soares Andrade. 67 - 999263949

 O professor Marçal Ganji Fujibayashi é formado em Ciências Biológicas desde 1988 e também é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp, antigo CESUP, em 1991. Marçal fez concurso para a Rede Estadual de ensino, sendo aprovado, onde começou a trabalhar como professor na cidade de Campo Grande. Em 1991, pediu remoção para Nova Andradina, onde foi lotado na Escola Estadual Austrílio Capilé Castro e na Escola Fátima Gaioto Sampaio.

Em 2013, foi aprovado em concurso e, em 2014, foi chamado e assumiu como professor em Batayporã. Logo no início de 2016, pediu remoção para Nova Andradina, e novamente foi lotado nas escolas estaduais Austrílio Capilé Castro e Fátima Gaioto Sampaio.

Em 2017, conseguiu organizar sua lotação em apenas uma escola, onde permanece até hoje. E é na Escola Estadual Austrílio Capilé Castro, que desenvolve seu trabalho com eficiência e propicia aos estudantes a construção de conhecimento. telefone 67 99855-1965

 Professora Saraya de Fátima Ali Saleh. A professora Saraya iniciou sua carreira aos 17 anos iniciando na secretaria da secretaria de educação da seguridade estadual de educação do Paraná, desde lá, são 43 anos de docência. Em 2001 chegou em Nova Andradina e desde então trabalha na escola estadual Prof. Nair Palácio de Souza, mantendo vivo o seu objetivo de ensinar a construir conhecimento e com os alunos compartilhar informações, instruir, corrigir e apresentar os caminhos que eles devem seguir.

 Tassia Fernanda Silva Santos Lima, Nascida em 04 de março de 1987. Em 2005 Iniciou a Graduação no de curso Biologia Superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul  - Unidade de Ivinhema. Iniciou sua atividade profissional na Creche Shalon como Auxiliar infantil. Também lecionou na Escola Estadual Marechal Rondon e nas demais Escolas Estaduais em Nova Andradina. Desde 2016, atua na Escola Estadual Padre Anchieta, com a disciplina de Ciências da Natureza. Nossa homenagem estende-se à sua mãe, Maria de Fátima Silva Santos, que foi Secretária Escolar, até se aposentar. O trabalho e a dedicação de ambas muito contribuiu para que a EE Padre Anchieta crescesse e tivesse seu nome reconhecido no cenário municipal e estadual.

 Maria José dos Santos Zanquetta, nascida em Santo Anastácio/SP em 14 de outubro de 1960. Formada em Letras com Habilitação em Inglês e Literatura pela UEMS na Unidade de Nova Andradina. Atua como professora de Língua Portuguesa desde 1996 na Rede Estadual e Municipal, em 1999 assumiu o concurso na rede municipal e em 2004 na rede estadual. Já foi vice-presidente do SIMTED/NA, atualmente está trabalhando na Escola Estadual Profª Fátima Gaiotto Sampaio e na Escola Municipal João de Lima Paes.  

  Professora Mariza Santolini Zaqui

Pós-Graduada e Licenciada em Matemática Plena e Física,

Começou a trabalhar na educação, no Colégio Objetivo de Nova Andradina como auxiliar dos anos iniciais, onde permaneceu durante quase 7 anos.

Antes mesmo de terminar o curso, iniciou como professora de Matemática na rede Municipal, por onde permaneceu por quase 8 anos, e neste meio tempo em 2001, iniciou também na rede Estadual pela Escola Fátima Gaiotto Sampaio extensão, que funcionava no Bairro Angico, e em Casa Verde na Escola Luis Claudio Josué, no período noturno.  Alguns anos depois se construía a escola do estado Professor Luis Carlos Sampaio, onde a professora participou com professores e alunos apoiadores para manter a Escola em funcionamento onde permanece até hoje por 20 anos lecionando.

 PROFESSORA INDICADA PARA SER HOMENAGEADA

Professora: ROSANA SGORLON DA SILVA MACORINI

Formação Acadêmica: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

Curso de Pós-graduação: AVALIAÇÃO

A professora Rosana Sgorlon, trabalha na Escola Estadual desde de o início de 2007, como regente nas séries iniciais, sempre desenvolveu e desenvolve seus trabalhos de docente com muita responsabilidade, compromisso e competência. Em 2014 recebeu sua merecida aposentadoria em um de seus cargos de 20 horas.

 

ESCOLA PARTICULAR - OBJETIVO

 MARIA ANTONIETTA BATTISTETTI CAMILO

Nasceu em 1978 na cidade de Osvaldo Cruz no Estado de São Paulo, lá permanecendo até meados de 1986.

No início de 1996, no vestibular de inverno da UEMS, foi aprovada em 1º lugar para o curso de Letras, com o qual se identificava, pois já ministrava aulas de inglês para “os pequenos” no Centro Cultural Pró-música.

Além do curso de Letras fez os cursos de Pedagogia e de Administração Escolar.

Atualmente administra aulas de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, no Ensino Fundamental 1 e 2 e exerce simultaneamente a função de Coordenação Pedagógica do Colégio Objetivo.

 VERA LUCIA MARTINEZ BATTISTETTI

Nasceu em 1948 na cidade de Marília no Estado de São Paulo.

Aos 15 anos quando resolveu fazer o Científico na época, Ensino Médio hoje, foi aconselhada pelo seu pai para que fizesse o Normal, mas não acatou pois já havia decidido fazer Medicina.

No final do ano de 1967 foi aprovada para o curso de Ciências, e durante esse ano, ministrou aulas de química e biologia em uma Escola Pública na cidade de Gália. No final desse mesmo ano, prestou novamente vestibular para Medicina, foi aprovada e iniciou o curso, em 1969. Durante a graduação foi monitora em diversas disciplinas do curso de Medicina: Ainda quando adolescente cursou um curso de Inglês como bolsista e graças e este, iniciou suas atividades como docente em 1966, ministrando aulas particulares. 

Em meados de 1986 transferiu residência para Nova Andradina.

Em 1987 trabalhou no Colégio Capilé onde assumiu aulas de química e biologia. Deu aulas até 1991 como “professor leigo”. Em 1992 assumiu as aulas de química do Colégio Objetivo, recém-criado.

Em julho de 1998 iniciou o curso de Ciências com habilitação em Matemática. Em 2002, por dois anos consecutivos, ministrou aulas nas na UEMS de Nova Andradina.

Em 2004 concluiu o Curso de Docência do Ensino Superior, sendo que atualmente ministra aulas de química no Ensino Médio do Colégio Objetivo e Metodologia do Ensino da Matemática no curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Pedagogia ANAEC.

 

ADVENTISTA

 

ANGLO

 

Milene Belomo Silvestrin Kruger (lê-se kriguer)

Natural de Nova Andradina-Ms, tem 40 anos.

Mora nesta cidade desde que nasceu.

Graduada em Pedagogia, pós graduada e Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Trabalha na escola Anglo desde o ano de 2.000, e atua até hoje na mesma escola como professora regente da turma do 1º ano do Ensino Fundamental.

 Viviane Brandão, nascida em Guararapes/SP em 22 de outubro de 1976. Formada em Pedagogia. Pós graduada em Educação Especial. Atua como professora desde 2006 na Escola Pe João Umberto Sachet (Sistema Anglo de Ensino). É membro do Conselho Municipal de Educação desde 2012.

 Marineusa Brait dos Santos Lopes nascida em Loanda - Paraná em 15/09/1963. Reside em Nova Andradina há 28 anos.

Graduada em Administração de Empresa e em Estudos Sociais pela Fundação Faculdade Municipal de ciências e letras de Paranavaí.

Graduada em Direito pela Universidade Unoeste, e Graduada em Geografia pela Unifan.

Lecionou na faculdade de Turismo Finan por três anos. Lecionou geografia na Escola Nair Palácio por quatro anos e atualmente Leciona Geografia há 14 anos  na Escola Anglo de Nova Andradina.

 REDE MUNICIPAL

Etelvina Flores, nascida na cidade de Presidente Venceslau – SP, tem 67 anos. Formada em Pedagogia e Psicopedagogia, é professora a mais de 30 anos. Concursada pelo município, iniciou sua docência em escola particular. Concursada, reside em Nova Andradina a mais de 40 anos. Atualmente trabalha na Escola municipal Mundo da Criança. 

  Carmina Maria da Silva Fernandes, nascida em Batayporã, tem 65 anos. Residente em Nova Andradina desde 1959, é formada em Pedagogia com pós-graduação em Libras e Psicopedagogia. Leciona na rede municipal de ensino desde 2000 após passar em concurso público, mas já atua como professora há 25 anos. Atualmente trabalha na Escola Municipal Mundo da Criança. 

 Ana Francisca dos Santos Schiavi, nascida na cidade de Ecoporanga Espirito Santo, tem 64 anos. Formada em Pedagogia, tem pós-graduação em Educação Especial. Veio para Nova Andradina no ano de 2011, para assumir concurso público.  Atualmente exerce sua função de professora na Escola Professor Delmiro Bonin Salvione. 

 Marilda Antunes de Freitas, nascida na cidade de Guarapuava-PR, tem 62 anos. Veio para Nova Andradina no ano de 2001. Concursada, é formada em Geografia e leciona na rede municipal de ensino ha 22 anos. Atualmente trabalha nas Escolas Municipais Efantina de Quadros e Luiz Claudio Josué em Nova Casa Verde. Para Marilda, ser professora representa vida, já que é formadora de ideias e que caminho para um mundo melhor é a educação.

 Vilma Perpetuo dos Santos, nascida na cidade de Ribeirão do Pinhal-PR, tem 61 anos. Formada em Ciências com habilitação em Química, já leciona há 44 anos na rede municipal. Para Vilma, ser professora e a coisa mais gratificante que existe, e mesmo aposentada, continua ensinando, já que ama sua profissão. Atualmente trabalha na Escola Municipal Pingo de Gente. 

 Maria Antonieta Nunes Farinha, nascida na cidade de Presidente Prudente -SP, tem 60 anos. Mudou-se para Nova Andradina com apenas 1 aninho de idade, e com isso, já são 58 anos residindo em nossa querida cidade sorriso. Formada em Letras, é professora concursada, sendo que leciona de 2000 na rede municipal de ensino. Atualmente trabalha na Escola Luis Carlos Sampaio – Extensão. 

Doralice Aparecida de Oliveira ou Professora Dora, como gosta de ser chamada, nasceu na cidade de Martinopolis-SP, tem 60 anos. É professora de pré-escola, formada em Pedagogia, e se especializou-se em Metodologia do Ensino Superior, possuindo ainda, vários outros cursos ligados à educação. No ano de 1996 assumiu seu 1.º concurso como professora da educação infantil na rede municipal de ensino de Nova Andradina e no ano de 2004 assumiu seu 2.º concurso como também, professora da educação infantil, na mesma rede de ensino.

É professora há 41 anos, e atualmente leciona aulas para educação infantil na escola Mundo da Criança, onde está desde a sua criação em 1992. 

 

Magda de Souza Lima, nascida em Candiba – Bahia, tem 60 anos. Chegou em Nova Andradina com 8 anos de idade, portanto, já são 51 anos morando na querida cidade sorriso. Casada com Roberto, tem uma filha e dois netos.  Formada em Pedagogia com pós-graduação, em Educação, é professora a 26 anos, sendo que atualmente leciona na Escola Municipal João de Lima Paes.